Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

a herança do vazio

Blogue de pensamentos, acontecimentos e experiências.

a herança do vazio

Blogue de pensamentos, acontecimentos e experiências.

18
Jan18

A Familia Bélier

m.

 Cartaz do Filmeaqui

É a segunda vez que vejo este filme, e é lindo, um filme sobre família, para toda a família.

Paula, uma rapariga adolescente igual a tantas outras, não, ela é diferente, porque ajuda a sua família pais e irmão na tradução dos sons que para eles são nulos, são os três surdos e Paula ajuda-os no dia a dia nas rotinas, nas transacções comerciais, nas  interacções com o resto da comunidade, e é de rir além de ser impressionante ver a interacção entre os elementos familiares, transpira-se amor e ternura.

O professor de música de Paula, descobre a sua maravilhosa voz, e inscreve-a num concurso em Paris, para Paula, esse sonho entra em conflito com a sua vida familiar, e no inicio os pais ficam aterrorizados, acho que é mesmo a palavra, com a perspectiva de perderem a filha. Paula sente-se dividida entre a "obrigação " familiar ou o seu sonho, um dos momentos altos do filme, para mim, é a conversa entre Paula e o Pai. Porque podem ter as incapacidades que tiverem, os sonhos são para perseguir com o  apoio incondicional da família.

O momento em que Paula está a participar no concurso e começa a cantar com a linguagem gestual, é tão lindo, ainda agora me arrepia só de me lembrar, emoção transmitida do ecrã para os espectadores, com uma música linda, que aos primeiros acordes se torna especial.

 

Este é um daqueles filmes para ver e rever, cheio de peripécias, risos, ambiente familiar, emoção e música.